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Série de Contos Brasileiros da Casa da Crítica!

O foco das considerações não é propriamente literário, mas sobre a dramaticidade ou questão existencial tratada no conto e com vistas a atentar à formação para a vida com preparação perceptiva, do imaginário e cultural para futuros degraus da escada de formação.

O Trivium é o primeiro conjunto das Artes Liberais, composto das Artes da Gramática, Lógica/Dialética e Retórica e conforme proposto por Santo Agostinho (354 - 430 d.C). No sentido clássico, Gramática se ocupa da percepção e imaginação, a lógica/dialética do bem pensar e a retórica da educação da vontade.

Era o "piso" da educação, que se seguiria do Quadrivium, Educação Superior, Filosofia e Teologia. Sem margem de dúvidas, era mais robusto que praticamente todas as propostas pedagógicas que lhe sucederam.

Nosso curso se compõe de 18 aulas:  

Aula 01 - Apresentação das Artes Liberais
Aula 02 - Pressupostos Filosóficos I – Transcendência da Verdade
Aula 03 - Pressupostos Filosóficos II – O movimento
Aula 04 - Metafísica I – Platão/Mundo das Ideias
Aula 05 - Metafísica II – Aristóteles/Substância
Aula 06 - Gramática I – Linguagem, caraterísticas e natureza
Aula 07 - Gramática II – Imaginação
Aula 08 - Gramática III - Interpretação e Casos Gramaticais
Aula 09 - Lógica I – Introdução e Leis do Pensamento
Aula 10 - Lógica II – Conceito
Aula 11 - Lógica III - Proposições e Raciocínio Imediato
Aula 12 - Lógica IV - Raciocínio Silogístico
Aula 13 - Lógica V - Raciocínio Indutivo e Dialética
Aula 14 - Lógica VI - Sofismas e Falácias Selecionadas
Aula 15 - Retórica I – História, Estrutura da Ação Retórica e Tipos de Discurso
Aula 16 - Retórica II - Etapas da Persuasão e Seleção de Princípios Retóricos
Aula 17 - Retórica III - Emoções da Ira e da Esperança

O Trivium é o primeiro conjunto das Artes Liberais, composto das Artes da Gramática, Lógica/Dialética e Retórica e conforme proposto por Santo Agostinho (354 - 430 d.C). No sentido clássico, Gramática se ocupa da percepção e imaginação, a lógica/dialética do bem pensar e a retórica da educação da vontade.

Era o "piso" da educação, que se seguiria do Quadrivium, Educação Superior, Filosofia e Teologia. Sem margem de dúvidas, era mais robusto que praticamente todas as propostas pedagógicas que lhe sucederam.

Nosso curso se compõe de 18 aulas:  

Aula 01 - Apresentação das Artes Liberais
Aula 02 - Pressupostos Filosóficos I – Transcendência da Verdade
Aula 03 - Pressupostos Filosóficos II – O movimento
Aula 04 - Metafísica I – Platão/Mundo das Ideias
Aula 05 - Metafísica II – Aristóteles/Substância
Aula 06 - Gramática I – Linguagem, caraterísticas e natureza
Aula 07 - Gramática II – Imaginação
Aula 08 - Gramática III - Interpretação e Casos Gramaticais
Aula 09 - Lógica I – Introdução e Leis do Pensamento
Aula 10 - Lógica II – Conceito
Aula 11 - Lógica III - Proposições e Raciocínio Imediato
Aula 12 - Lógica IV - Raciocínio Silogístico
Aula 13 - Lógica V - Raciocínio Indutivo e Dialética
Aula 14 - Lógica VI - Sofismas e Falácias Selecionadas
Aula 15 - Retórica I – História, Estrutura da Ação Retórica e Tipos de Discurso
Aula 16 - Retórica II - Etapas da Persuasão e Seleção de Princípios Retóricos
Aula 17 - Retórica III - Emoções da Ira e da Esperança

O curso trabalha as intersecções e conexões entre as formas, técnicas e disposições de elementos nas artes religiosas e seu conteúdo prático, vivencial e teológico. Iniciamos com discussões cosmológicas dos pressupostos das artes sagradas e seguimos digressões sobre a utilização de perspectiva linear ou inversa, os símbolos do céu e da terra, a união entre forma e conteúdo na iconografia cristã e seus fundamentos teológicos, além de comentários sobre a arte geométrica islâmica, e o surgimento de movimentos clássicos da arte ocidental com temática religiosa, como o Renascimento e o Barroco. 

O curso é proveitoso a todos que queiram aguçar a sensibilidade/percepção artística e de qualquer tradição religiosa. Não são necessários prévios conhecimentos de arte ou teologia, configurando-se em um curso introdutório. 

Neste curso revelador, vamos conhecer a comunicação empática, sua origem e seus elementos, para nos conectarmos melhor com os outros e estabelecermos relacionamentos saudáveis e sustentáveis.

Sobre a professora Stella Bittencourt:
É psicóloga e life strategist. Gosta de gente e, especialmente, de gente que pensa. Possui um amplo conhecimento do comportamento humano.

Para quem o curso é aplicável?
Este curso se aplica a todos aqueles que desejam evoluir como pessoa e construir um convívio melhor com o semelhante.

Sabemos hoje que o inconsciente vem antes do consciente, dado completamente importante, pois é necessário que saibamos que todas as redes neurais que absorvem as sinapses iniciais do ambiente estão encontradas no inconsciente, ambiente responsável pela interação das informações de todas as maneiras possíveis. É a unidade complexa que mistura as informações com inúmeras possibilidades. Isso é o que nos possibilita imaginarmos qualquer coisa de qualquer maneira que queiramos. Após o tratamento dos dados no inconsciente, alinhados e distribuídos, o consciente entra em contato com os tratamentos e visualiza as químicas na base da realidade externa, a pura verdade. Estes mesmos dados entram em contraste para adequar ao cérebro às reações que devem ser executadas e também trazem a tonalidade mais interessante, o questionamento sobre determinada ação, que traz empiricamente a ideia de consciência pura. O estudo do mecanismo interno destas redes neurais é interpretado como neurociência, o entender das reações pelos determinados motivos das ações.  


Classicamente, GRAMÁTICA é o estudo da "percepção" e da "imaginação". Bem perceber, ouvir e porque não bem "saborear" até as "imagens sonoras", incluindo, obviamente, a música, sons naturais, humanos, instrumentais e mesmo o próprio silêncio, são processos que este curso, de viés vivencial, visa facilitar e para "melhor educar para a vida plena". 

Este curso é dirigido, não limitadamente a músicos nem ao público de artes, mas a todos que buscam DESENVOLVIMENTO e INTEGRAÇÃO DE PERSONALIDADE. 

O Trivium é o primeiro conjunto das Artes Liberais, composto das Artes da Gramática, Lógica/Dialética e Retórica e conforme proposto por Santo Agostinho (354 - 430 d.C). No sentido clássico, Gramática se ocupa da percepção e imaginação, a lógica/dialética do bem pensar e a retórica da educação da vontade.

Era o "piso" da educação, que se seguiria do Quadrivium, Educação Superior, Filosofia e Teologia. Sem margem de dúvidas, era mais robusto que praticamente todas as propostas pedagógicas que lhe sucederam.

Nosso curso se compõe de 18 aulas:  

Aula 01 - Apresentação das Artes Liberais
Aula 02 - Pressupostos Filosóficos I – Transcendência da Verdade
Aula 03 - Pressupostos Filosóficos II – O movimento
Aula 04 - Metafísica I – Platão/Mundo das Ideias
Aula 05 - Metafísica II – Aristóteles/Substância
Aula 06 - Gramática I – Linguagem, caraterísticas e natureza
Aula 07 - Gramática II – Imaginação
Aula 08 - Gramática III - Interpretação e Casos Gramaticais
Aula 09 - Lógica I – Introdução e Leis do Pensamento
Aula 10 - Lógica II – Conceito
Aula 11 - Lógica III - Proposições e Raciocínio Imediato
Aula 12 - Lógica IV - Raciocínio Silogístico
Aula 13 - Lógica V - Raciocínio Indutivo e Dialética
Aula 14 - Lógica VI - Sofismas e Falácias Selecionadas
Aula 15 - Retórica I – História, Estrutura da Ação Retórica e Tipos de Discurso
Aula 16 - Retórica II - Etapas da Persuasão e Seleção de Princípios Retóricos
Aula 17 - Retórica III - Emoções da Ira e da Esperança

Neste curso revelador, vamos conhecer a comunicação empática, sua origem e seus elementos, para nos conectarmos melhor com os outros e estabelecermos relacionamentos saudáveis e sustentáveis.

Sobre a professora Stella Bittencourt:
É psicóloga e life strategist. Gosta de gente e, especialmente, de gente que pensa. Possui um amplo conhecimento do comportamento humano.

Para quem o curso é aplicável?
Este curso se aplica a todos aqueles que desejam evoluir como pessoa e construir um convívio melhor com o semelhante.

Uma encíclica papal é o principal instrumento que veicula o “Magistério” ou ensinamento ordinário dos Papas aos bispos, aos fiéis, e, algumas vezes, a depender da temática, também às pessoas não católicas. 
O curso aborda o tema com um viés de “organismo”, que é um corpo vivo, desde a perspectiva da disposição e articulação de suas partes. Também a vida do “espírito” pode ser visualizada em sua “organicidade”: as faculdades da inteligência, da vontade livre e do sentimento estão interligados entre si, porque a verdade e o bem apreendidos pelos sentidos e a inteligência são o que movem os afetos e a vontade à tarefa do pensamento e da escolha, e a realidade verdadeira e boa alcançadas no final do processo entrelaçam-se no sentimento estético da fruição da beleza. 
Este “organismo espiritual” da pessoa humana é o fundamento da recepção das virtudes teologais ou divinas: – Fé, que ilumina a inteligência para crer nas verdades reveladas que ultrapassam a capacidade intuitiva e de raciocínio; – Esperança, que anima a vontade a perseverar em meio às adversidades e tribulações; – Caridade, pelo qual o nosso íntimo é “tocado” pela própria Vida Divina e assim nos tornamos aptos a “participar” da Fonte do Amor, expressando-o em nossas obras, que assim nascem de um coração profundamente enraizado no Coração de Deus e enamorado por Ele e pelas demais pessoas. A perspectiva do curso, articulado num viés de ORGANISMO, incrementa, obviamente, a inovação que nos apraz ofertar. Não cuida de um curso dirigido exclusivamente aos públicos Cristão ou Católico Romano. As próprias Encíclicas dialogam com o mundo todo e não seria diferente neste curso

MASTERCLASS: UM ESTUDO SOBRE A ESQUIZOFRENIA

Professor: Dr. Igor Capelatto

Sinopse: A partir das obras literárias O Médico e o Monstro (Stevenson), Ricardo III e Hamlet (Shakespeare), O Homem que Ri (Victor Hugo) e dos filmes Cisne Negro (Aronofsky), Coringa (Todd Phillips), O Operário (Brad Anderson) e Uma Mente Brilhante (Ron Howard), esta Masterclass oferece uma análise, por meio dos estudos psicanalíticos de Jacques Lacan, Binswanger e Bleuler, dos estudos filosóficos de Erasmo de Roterdã, Vilém Flusser, Albert Camus e Georges Bataille e dos estudos neurocientíficos de Oliver Sacks e António Damásio. Um estudo sobre o doppelgänger (duplo), o spalding (rompimento de qualquer contato entre o doente e o mundo externo”- BLEULER), os delírios e o discurso da loucura – dialogando sobre causas e sintomas e as relações da loucura com as instituições sociais, políticas e culturais da sociedade contemporânea.Todos os direitos reservados pra Casa da Crítica.